Choose your language... (may conflit with some widgets)

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 18 de setembro de 2011

Twister ( mecol ) saiba mais...


NOME POPULAR: Ratazana, mecol ou Twister 
NOME CIENTÍFICO: Rattus norvegicus 
FILO: Chordata 
CLASSE: Mammalia 
FAMÍLIA: Muridae 
TAMENHO: 25 - 30 cm (inclusive rabo) 
PESO: 250-600 gr gramas 
TEMPO DE VIDA: de 2 a 4 anos
ESTAÇÃO DE CRIAÇÃO: Contínuo 
PERÍODO de GESTAÇÃO: 21-24 dias 
NÚMERO DE FILHOTES: 7 a 12 filhotes (8 a 12 ninhadas/ano). 
MATURIDADE SEXUAL:de 60 a 90 dias 
DIETA: Herbívoro / Omnivoro 
COMPORTAMENTO: Desconfiado e agressivo. Em cativeiro podem se tornar dóceis porém, deve se tomar cuidado ao pegá-lo em seu território pois, é um animal totalmente territorialista.
CARACTERÍSTICAS: Agrupam-se em colônias, com divisões hierárquicas (dominados e dominantes). Seu raio de ação é relativamente curto (50 metros). Nadam perfeitamente, graças às suas membranas interdigitais. Tem olhos e orelhas pequenas em relação à cabeça e cauda grossa.
ATIVIDADE: Noturno


O Mecol ou Twister é  um roedor de grande porte, pode chegar até 600 gramas e a 30 cm de comprimento. É um animal de hábitos noturnos.
Com diversos tamanhos, estes roedores são excelentes animais de estimação e de fácil manejo, muito procurados em lojas de pequenos animais.O Mecol e o  Topolino (camundongo: espécie Mus musculus)   pertencem a  família dos Murídeos (a mesma dos ratos).
Estes animais são originários da Ásia e Oriente Médio, e provavelmente não existiam na Europa no primeiro milênio da era Cristã.
Atualmente é encontrado em todo o mundo nos locais mais hostis, porém , uma das características é que praticamente só existe na presença do homem. São muito ágeis podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito com a  cauda.Nadam bem, mergulham e saltam com facilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfato e o paladar, a visão é regular. Escapam de gaiolas mal fechadas com grande facilidade.
Na natureza vivem em colônias onde há uma hierarquia e uma marcação de território,através da urina, num raio de 50 metros.São em geral dóceis, mas podem ser desconfiados e agressivos, devem ser manuseados com cuidado. 




HABITAÇÃO:


Diferente do Topolino, o Mecol precisa de mais espaço para se sentir feliz. O ideal para sua moradia é o terrário com no mínimo 60X40 cm, de preferência alta e com escadas. Um aquário de 300 litro está excelente para um grupo de 4. Esta é sem dúvida a melhor opção. Você não terá problemas para pegá-lo e o vidro é muito fácil de limpar e secar, e também previne que o seu pet escale para fora, e igualmente é mais difícil para outros animais entrarem. O vidro também permite uma visão excelente de seu mecol a toda hora. Também, podem ser compradas com excelentes tampas de madeira e tampas de malha para ajustar em cima e fazer a casa totalmente segura. Esta casa também lhe permite organizar os acessórios da maneira que você gosta Existem outras opções mais caras, as casas de crílico e que são vendidas para hamster. Pode ser encontrada em grandes pet shop AQUISIÇÃO 
Verifique o estado de saúde e de higiene dos animais , antes de comprá-lo. Adquira de  criadores conhecidos ou em lojas de pequenos animais. Um animal saudável e geralmente é ativo e curioso. Atenção  para os seguintes sinais de doença: dificuldade de respiração, andar cambaleante, espirros excessivos, letargia, olhos opacos ou lacrimejantes, nariz escorrendo, feridas e diarréia.




HISTÓRIA

As ratazanas são provavelmente originárias da Ásia, ou talvez da Índia ou da Pérsia. Pallas, naturalista do século XVIII, foi o primeiro a incluí-las na relação da fauna européia. Em finas do século XVIII atravessaram o Volga e finalmente chegaram ao ocidente. Em 1728 alcançaram a Inglaterra, 1750 a Prússia oriental, 1753 chegaram a Paris e em 1809 invadiram a Suíça. Lineu, o grande naturalista sueco que criou o sistema moderno de nomenclatura zoológica, não as incluiu na edição de 1758 de sua obra, por não terem chegado à Escandinavia até então. Em 1755 as ratazanas chegaram à América do Norte.
Este roedor é encontrado atualmente em todo o mundo, mesmo nas ilhas oceânicas desérticas e desoladas.
Muito ágeis, as ratazanas podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito das escamas da cauda. Além de nadarem bem, mergulham e saltam com ffacilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfato e o paladar.
Com tamanho bem diversificado, os roedores foram se tornando animais de estimação e, pelo estigma que possuiam (como pestes) criaram-se outros nomes e mutações de cores para que ficassem mais simpáticos e mais próximos aos pets. Foi então que surgiu o Topolino (camundongo - Mus musculus) e o Mecol ou Twister (Ratazana - Rattus norvegicus).




ACESSORIOS
Os acessórios também pode ser usado como dormitórios e, para benefícios da saúde, como artigos de madeira para roer e desgastar os seus dentes. Roedores gostam de escalar, assim você pode colocar escadas e outros artigos que possibilitam que ele escale. Evite acessórios de madeira que acumulam urina e são difíceis de limpar. O melhor material é o plástico (próprios para este tipo de pet).
Apesar de serem um pouco grandes, os mecol gosta da roda para brincar e, também do carro para passerar. Este tipo de brinquedo é muito bom para mantê-los em forma.
Acessórios também incluem os bicos para água, que são mais higiênicos que os potes de água e também vasilhas para os alimentos.




ALIMENTAÇÃO


-A alimentação dos ratos twister deve ser ração peletizada própria para animais de laboratório (labina) por conter todos os nutrientes e vitaminas necessárias, porem, é difícil encontrar.
-Existe as rações extrusadas para hamsters e outros roedores que tambem podem ser utilizadas como base da sua alimentação, e barra de cereais para aves também.
-São onívoros, ou seja, comem de tudo, mas nem todos os alimentos farão bem à sua saúde.
-Deve-se oferecer muitas frutas e legumes, frescos, cozidos ou secos, verduras de cor escura, tubérculos (raízes como batata e aipim) e leguminosas (feijões, exceto o preto, grão de bico, ervilhas) cozidos, e variadas sementes e grãos: arroz com casca, aveia, alpiste, semente de abóbora, painço, sorgo, linhaça, granola in natura, flocos de milho sem açucar, trigo, ervilha, etc.
-Evitar o milho em grão, cru, pois é comprovado que pode causar câncer nos animais.
-A semente de girassol, amendoim, castanhas e nozes podem ser dados, porém, em pouquíssimas quantidades, pois são oleaginosos, o que acarreta em um rápido ganho de peso e seu excesso pode comprometer o bom funcionamento do fígado.
-Pode-se também oferecer uma fonte de proteína animal, como ovo (de preferencia a clara, pois a gema contem muita gordura), carne de peixe, miúdos ou tutano de osso de frango, tudo sempre cozido, esporadicamente e em pequenas quantidades.
-As rações secas de cães ou gatos não devem ser usadas como 'base da alimentação', visto que foram formuladas para animais de hábitos carnívoros, contendo altos teores de gordura e proteína. Prefira ração de animais Junior.
-No entanto podem ser oferecidas esporadicamente também como fonte de proteína animal, principalmente para fêmeas amamentando.
-Nunca se deve oferecer:
-alimentos açucarados ou frituras, alface, alfafa, chocolate, rabanete, espinafre, tomate, laranja (machos não podem), tubérculos e leguminosas crus, pepino ou carne.
-Açúcar gera cáries, e pode ser fatal.
-Algumas guloseimas podem ser dadas, com moderação, como biscoito para cães, iogurte e outros derivados do leite, macarrão cru ou cozido, flocos de milho (sem açúcar) e de arroz, biscoito tipo “cracker”, castanhas e nozes, larvas de tenébrio ou grilos de criação, pão torrado.




REPRODUÇÃO
O twister, como todos os roedores em geral, são muito prolíferos. Começam a se reproduzir a partir de 3 meses de idade, com 8 a 12 gestações por ano, sendo cada ninhada com 7 a 12  filhotes, o período de gestação leva cerca de 3 semanas.A maturidade sexual é atingida aos 2 ou 3 meses de idade. 
Para a procriação basta juntar um macho e uma fêmea com boas condições de saúde, material para o ninho, alojamento calmo, com espaço , água e ração.
Durante o  período da amamentação a fêmea e os filhotes devem ser colocados em local calmo e a salvo dos olhares curiosos, separados dos outros animais. Não se deve mexer na gaiola, ou a fêmea poderá abandonar os filhotes, e até mesmo devorá-los. Verifique se há bastante comida e água, mas não limpe o alojamento nesta fase.




Curiosidades:

-Os ratos são os únicos mamíferos terrestres que podem nadar por até 3 dias.
-A dentição dos murídeos é capaz de serrar ou corroer madeira, alumínio, plástico e até aço. A resistência dos seus dentes é comparada com os da Onça-pintada, que é o único carnívoro terrestre cujo os dentes podem perfurar o casco de uma Tartaruga.
-Os ratos comem diariamente o equivalente a 50% do seu peso.
-Juntamente com os seres-humanos os ratos são os um dos animais mais adaptáveis do mundo, em relação à condições geológicas e climáticas.
-Os ratos são os animais que tem o organismo mais parecido com os dos humanos, por isso são usados frequentemente para pesquisas em laboratórios.
-Os murídeos foram os únicos seres vivos que não sofreram com a radiação nuclear causada pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

-O mecol doméstico é um animal muito barato (Em média custa uns R$13,00), dócil e amigo do seu dono, que apenas morde uma pessoa se esta machucá-lo, caso ela esteja com as mão cheirando a comida ou o rato etiver muito estressado. Os ratos, camundongos e ratazanas são animais sociais, e não devem ser mantidos a sós, por isso é bom eles terem um companheiro roedor na mesma gaiola. Cuidado com o companheiro escolhido, pois se for um casal, prepare-se para ter muitos filhotes por ano, pois a gestação dura em média 22 dias e nascem de 1 à 12 filhotes. A presença de um companheiro roedor não faz com que o animal se relacione ou se apegue menos ao seu dono, como alguns podem pensar.
-O comedouro pode ser grande o suficiente para o mecol entrar nele enquanto come (eles adoram). Neste caso ele deve ser pesado para evitar ser virado. A água pode ser fornecida em bebedouros para hamster (existem no mercado bebedouros com maior capacidade de armazenamento). Apesar de comerem de tudo, os mecols devem ter como base da alimentação uma ração especial para roedores, seja ela extrusada ou mistura de sementes. Eles também podem comer verduras, mas não dê alface, morango, abacate, caroço de maçã por que podem estar contaminados com agrotóxicos. Eles também podem comer gafanhotos ou outros insetos, que são fonte de proteína.
-NUNCA permita ao seu mecol o contato com roedores silvestres ou de rua, ou mesmo com um animal que você não sabe se é saudável, pois caso seu animal pegue uma doença (principalmente leptospirose), ele pode passá-la ao seu dono. Ao contrário do hamster, o mecol e o topolino podem pegar uma doença e não morrer logo, assim ele fica transmitindo à outros animais, inclusive à humanos. No hamster este risco é menor, pois ele é mais frágil e já morre um ou dois dias depois de adoecer gravemente, sendo menor o risco de contágio à humanos.



Algumas dicas:

Evite promover a interação de seu rato com outros animais, principalmente gatos e cães. As chances de seu Twister sair ferido ou morrer são bastante grandes. Os ratos somente devem ser manuseados por crianças com idade inferior a 6-7 anos com supervisão de um adulto. Twisters são pequenos e frágeis e poderão se ferir ou morrer se forem apertados, pisados ou caírem no chão. Nunca dê alimentos ao seu rato por entre as grades do viveiro. Isso evitará que uma criança coloque o dedo para acariciá-lo e seja mordida. Geralmente, crianças muito jovens apresentam cheiro ou resíduos de alimentos nas mãos, dedos e/ou ao redor da boca. Cuidado!  O Twister é guiado por um olfato bastante apurado. Isso também poderá provocar um acidente.

Doenças mais comuns.


Abcessos - em determinada região do corpo, lembrando um tumor ou uma acne gigante, que pode vazar de vez em qando, liberando pus e sangue. Isso ocorre geralmente quando da infecção de um ferimento. Exige assistência veterinária, com possibilidade de drenagem do abcesso. A melhor prevenção é estar atento a ferimentos que deverão ser tratados antes que se tornem abcessos.  
Pododermatite ulcerativa - inchaço, ulceração com ou sem sangramento no pé. Exige atendimento veterinário. Provavelmente, o profissional deverá prescrever algum antibiótico e orientar quanto à correta limpeza da ulceração (ferida). 
Cauda lesionada (por trauma) - ausência da pele em parte da cauda, com ossos expostos. Dependendo da extensão do ferimento poderá exigir assistência veterinária e amputação. Para conter o sangramento, pressione o ferimento com um pano limpo e leve o seu animal ao veterinário.  Para prevenir infecção, mantenha a ferida e o viveiro  limpos. 
Parasitas (ácaros, piolhos, pulgas) - prurido, perda de pelos, pequenas saliências ao redor dos olhos, orelhas, pés e base da cauda, parasitas visíveis na pele e no pelo. Aplique uma única gota de eliminador de parasitas, como Advantage ou Revolution, aplicada na parte de trás do pescoço. O tratamento deve ser repetido em duas semanas para garantir que todos os parasitas desapareçam. Não use produtos que você não conhece. Na dúvida, sempre pergunte a um médico veterinário especializado em roedores. 
Megacólon - abdôme inchado, dificuldade de defecar, diarréia, apatia em filhotes recém-nascido de 2-8 semanas de idade. Promovido por uma desordem genética que desativa os músculos do cólon de contratação, assim as fezes não são empurrados para fora, promovendo o sintomas, levando à morte do animal. Não há tratamento. Em quase a totalidade dos casos os ratos com megacólom morrem. 
Infecção por Mycoplasma pulmonis - espirros excessivos, lágrimas castanho-avermelhadas (porfirina),  vermelhidão ao redor do nariz, corrimento nasal, pelo áspero e respiração ofegante e audível são os sintomas promovidos pelo crescimento excessivo de bactéria Mycoplasma pulmonis. Não há tratamento, apenas controle com antibióticos. Algumas cepas de micobactérias são mais resistentes e podem não reagir ao antibiótico. Evitar o stresse e garantir uma excelente alimentação contribuem para minimizar as possibilidades de surgimento do problema. manter o viveiro absolutamente limpo e bem ventilado. 
Obesidade - excesso de gordura com perda do equilíbrio e motilidade. Promovida por alimentos excessivamente ricos em proteínas, ausência de exercícios e fator genético. Mantenha a dieta regular e saudável e um programa de exercícios (o viveiro deverá proporcionar condições para que o seu rato se exercite diariamente, como brinquedos de subir e descer). Evite guloseimas, açúcar e alimentos gordurosos. E gaste mais tempo com seu amigo Twister. 
Má oclusão dos dentes - os quatro incisivos (dois inferiores, dois superiores) crescem tanto que ele não será capaz de fechar a boca e comer corretamente. Seguem-se diminuição do apetite ou perda de peso repentina. Os ratos normalmente roem constantemente e rangem os dentes (bruxismo) para mantê-los juntos e no comprimento ideal, mas se forem mal formados isso não acontecerá. Somente um veterinário poderá intervir com procedimentos específicos (grampeando os dentes e aparando-os a cada duas semanas). Tumor - Ocorrem geralmente no ventre, na região das mamas, mas podem aparecer em qualquer parte do corpo do rato. Uma célula cancerosa faz com que as outras células ao redor cresçam em proporções imensas. A avaliação de um veterinário é fundamental, pois somente esse profissional poderá afirmar se o  tumor é malígno ou benígno. Infelizmente, não há nada que possamos fazer para evitar os tumores, que são muito comuns em ratos, especialmente nos mais velhos. 
Vírus (SDA/Sendai KRV) - respiração difícil, perda de peso e pelos, olhos salientes ou ulcerados e morte súbita. Geralmente filhotes muito jovens e ratos velhos são os mais afetados. Os ratos devem entrar em quarentena (não se deve permitir que ratos deixem o grupo ou novos sejam incluídos). O médico veterinário poderá prescrever antibióticos para remover infecções secundárias, mas sem efeito contra o vírus. Ao final dos sintomas todos os animais deverão continuar em quarentena por mais 6-8 semanas até a constatação que a doença desapareceu.

SINAIS DE ALERTA

Saiba agora como perceber se alguma coisa está errada com o seu rato. Alguns sinais/sintomas podem ajudá-lo a perceber como anda a saúde do seu amigo.

Problema Cardíaco - respiração pesada, nariz, boca, pés e cauda com coloração azul, fraqueza, apatia, tosse, perda de apetite. 
Problema Dentário - caroços na mandíbula, dentes não alinhados, salivação, dificuldade de mastigar alimentos duros, perda de apetite e perda de peso. 
Problema Digestivo - perda de apetite, ganho ou perda súbita de peso, diarréia, fezes duras ou anormalmente grande, sangue nas fezes ou provenientes do ânus, salivação, dificuldade para engolir, agitação, sensação de aperto no abdôme. 
Problema Neurológico - andar em círculos, paralisia da cauda, da extremidade traseira ou superior, convulsões. 
Problema Renal - aumento ou diminuição da urina, sangue na urina, dor durante a micção, vermelhidão ou inchaço ao redor da uretra, incapacidade de retrair pênis. 
Problema Respiratório - vermelhidão ao redor dos olhos e nariz, espirros excessivos, falta de atenção, postura arqueada, ruído ou chiado nos pulmões, inclinação da cabeça, apatia. 
Problema Ortopédico - perna ou cauda retorcidas ou dobradas de uma maneira estranha, inchaço ao redor da articulação, ossos rompendo a pele, juntas torcidas. 
Problema de Pele - caroços, inchaços, lesões, cortes, contusões, feridas, vazamento de pus ou sangue, perda de pelos, parasitas, comichão, vermelhidão, caspa, pele seca.
Problema Reprodutivo - pus ou sangue proveniente da vagina, nódulos nas glândulas mamárias ou testículos, trabalho de parto por mais de duas horas sem produzir um bebê, mamas inchadas ou quentes durante a amamentação. 

Ao surgimento de qualquer um desses sinais, leve o seu Twister imediatamente a um médico veterinário especializado em roedores.



Minhas filhotas:

8 comentários:

  1. Muito bom o seu blog! Parabéns! Perdi meu ratinho ontem, acho que foi esse vírus, pois ele estava sem nenhum sinal de qualquer doença! Por sinal, ele é o pai desses filhotes da foto que vc postou!!! E a femea é minha tb! :) Adorei ver que a foto dela foi util! Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu Blog, tenho um Mecol de 2 anos e ele anda meio doente, seu blog serviu para esclarecer certas dúvidas que eu tinha...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, tenho um Mecol de 2 anos que anda meio doente,ao que parece se encaixa em Infecção por Mycoplasma pulmonis .
    suas informações foram muito uteis...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Amei seu brog gostei muito meus parabéns

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o blog .. Gente me ajudem por favor .. meu mecol esta com machucados no corpo .. Ele fica com outro macho na gaiola .. Mais nenhum fos dois aparenta ter piolhos .. O que será??

    ResponderExcluir
  6. Tenho um ratinho ha um ano e meio chamado Euzebio. Sou a avó e o meu filho o ama e cuida dele com maior amor do mundo.A interaçao dele com a familia e demais...
    Adora receber carinho, fecha o olhinho e sa lambidinhas. É um fofo. Viaja com p *PAI* e qdo chega em casa reconhece o apto e vai na frente correndo
    e para na porta. É um querido.
    Sentimos saudades dele qdo demora p vir.E e qdo chega na minha casa parece q reconhece a casa dos avós ...rsrs

    ResponderExcluir
  7. meu twister esta com o testiculo todo azulado parece que machucou, ele está tristonho não quer brincar e fica com os olhinhos semi abertos. o que fazer?

    ResponderExcluir